top of page

Curiosidades

Buscar

Quais são os idiomas mais fáceis de aprender?

Atualizado: 12 de set. de 2019

Em um mundo cada vez mais globalizado, muita gente procura expandir suas possibilidades profissionais e culturais ao aprender novas línguas. Mas o desafio de começar do zero em um idioma desconhecido pode acabar assustando, e consequentemente, afastando algumas pessoas. Pensando nisso, separamos algumas línguas que podem ser mais fáceis de aprender para quem já é falante de português.


idiomas mais fáceis de aprender

Famílias linguísticas


Um conceito importante para definir quais são os idiomas mais fáceis de aprender é o de família linguística. Uma família linguística é um conjunto de idiomas que tem origem em um mesmo ancestral, isto é, uma língua que, ao longo do tempo, deu origem a várias outras. Idiomas da mesma família linguística têm diversas características em comum e, por isso, é mais simples aprendê-los quando já se fala um deles.


Para quem fala português


O português faz parte da família linguística indo-europeia – mais especificamente, do ramo românico. Outras línguas românicas com números expressivos de falantes ao redor do mundo são o espanhol, o francês e o italiano. Como têm muitos pontos em comum com o português, esses idiomas são, em geral, mais fáceis para um brasileiro aprender. Mas não só esse fator deve ser levado em conta: o inglês, por exemplo, tem uma presença cultural muito grande, sendo muito disseminado em filmes, músicas e séries, entre outros. Assim, grande parte das pessoas já tem algum contato com o inglês, o que pode facilitar o aprendizado do idioma.


bottom of page