Buscar

Qual é a diferença entre redação e produção de textos?

Atualizado: 12 de Set de 2019

Muita gente usa “redação” e “texto” como sinônimos, mas será que essas palavras significam a mesma coisa? Na verdade, há diferenças entre os dois: texto é um termo mais abrangente, enquanto redação é um texto em formato específico.



Explicando melhor: um texto não é necessariamente escrito. Podemos usar a palavra para descrever enunciados de vários formatos, sejam eles orais ou escritos, curtos ou longos, e com diversos níveis de formalidade. Em seu sentido mais amplo, um texto é uma exposição de ideias do autor, da mensagem que ele quer transmitir – e diversos meios podem ser usados para isso.


Já a redação é necessariamente um texto escrito, seja ele feito à mão ou digital. Além disso, uma boa redação deve seguir alguns princípios básicos: apresentar clareza, correção textual, coesão entre as ideias apresentadas e adequação ao público-alvo.


Redigir ou produzir textos?


Outra dúvida que costuma surgir é sobre a diferença entre redigir e produzir textos. Da mesma forma que há interseções entre texto e redação, aqui há alguns pontos em comum. Redigir textos significa necessariamente produzir mensagens escritas, enquanto que a produção textual pode ser feita em diversos formatos, inclusive em áudio. Além disso, na prática, costuma-se usar “redação” para falar apenas da escrita em formatos mais longos. Quando os textos são curtos ou feitos para diversos formatos, é comum se referir a essa tarefa como “produção”.


Como tradutores, produzimos textos em seu sentido mais amplo, adaptando-nos aos mais diversos formatos e públicos-alvo – tudo para garantir que, no final, a mensagem seja transmitida de forma clara e eficiente.


Fontes: Scribd | Michaelis | Michaelis | Reda Fácil | Na Ponta da Nossa Língua | Dicionário Informal

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

A ProWords Professional Translations é uma empresa inovadora e que possui uma ótica diferenciada no que diz respeito à prestação de serviços de tradução.
Constantemente investimos em tecnologia e buscamos os melhores profissionais do mercado

COPYRIGHT © 2017 PROWORDS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Feito com ♥ pela NMAdigital