top of page

Curiosidades

Buscar

Por que o inglês é a língua universal?

Todos nós sabemos que falar inglês hoje em dia não é mais opção no mercado de trabalho, e sim uma necessidade. O inglês é a língua da internet, da música mundial, do cinema internacional, da aviação, de trabalhos científicos, do comércio mundial etc. Se fazendo necessário bons serviços de tradução, principalmente tradução técnica.

Não importa qual seja seu país de origem, no mundo dos negócios internacionais, na mesa de negociação entre empresas de diferentes países, os contratos são sempre fechados em inglês.


OK mas... Por que o inglês e não outra língua qualquer se tornou internacional? O que leva uma língua a se tornar global?

inglês língua universal

Para que uma língua se torne global, não é fundamental que seja falada por um grande número de pessoas. O latim se tornou língua internacional durante o império romano, mas isso não quer dizer que os romanos fossem mais numerosos que os povos que eles subjugaram, eles eram simplesmente mais poderosos.

Há ligações bem definidas entre língua e poder dominante. Essa ligação se torna ainda mais clara quando analisamos a história da língua inglesa. Nenhuma língua alcança status global, sem que tenha por trás poder de base.

Algumas pessoas já sugeriram que o sucesso internacional do inglês se deve ao fato de a língua ter menos regras gramaticais que outras e, portanto mais fácil de ser aprendida.

Este tipo de argumento é equivocado. Se gramática simples garantisse sucesso a uma língua, o esperanto, língua artificial de aprendizagem propositalmente fácil, teria se consolidado como língua internacional.


Uma língua se torna global por uma razão: Por causa do poder político e/ou militar do povo que a fala.



Há quatrocentos anos, o inglês era falado somente na Inglaterra. O que aconteceu de lá para cá para que a língua inglesa tivesse alcançado proporções universais? Fatores históricos e culturais foram responsáveis pela atual posição ocupada pela língua inglesa.


A expansão colonial britânica estabeleceu pré-condições para que o inglês fosse usado globalmente, levando a língua de sua terra natal para assentamentos em várias partes do mundo. O império britânico chegou a ser conhecido como “the empire where de Sun never sets” (o império onde o sol nunca se põe) devido à sua vasta abrangência geográfica.


Após as duas grandes guerras mundiais o poderio britânico entrou em declínio. Em contrapartida, os Estados Unidos, ex colônia britânica, despontaram como grande potência financeira e cultural propagando o “american way of life” e impondo o inglês como a língua internacional dos negócios.


A globalização e a expansão da internet tornaram o mundo muito mais dinâmico. Notícias são difundidas em pouquíssimo tempo e o conhecimento de línguas se torna cada vez mais importante. A equipe da ProWords está preparada para realizar traduções em mais de 20 idiomas em diversas áreas de atuação, como engenharia, medicina, jurídica, financeira, entre outras. Aproveite e conheça mais um pouco sobre os nossos serviços.



bottom of page