top of page

Curiosidades

Buscar

Cinco dicas para fazer uma boa redação para entrevista de emprego

Atualizado: 12 de set. de 2019

Hoje, cada vez mais processos seletivos incluem uma redação. Como especialistas em texto, temos algumas dicas que servem para você impressionar não só na entrevista de emprego, mas também em qualquer situação em que precisar pôr suas ideias no papel. Tradutores enfrentam essa situação o tempo todo: nós não somos escritores por natureza, e sim ‘transmissores’ do texto de outras pessoas – e aí é que surge a dificuldade; na maioria das vezes, o original é bastante claro, mas algumas vezes o texto é confuso, truncado e difícil de ler – e é aí que entramos para ‘ajudar’ – devemos traduzir o original na língua alvo e pensar nos leitores que irão utilizar o texto – devemos torná-lo compreensível e claro – se possível, em alguns casos, a tradução deve ficar melhor do que o original … (Atenção! Estamos falando de traduções técnicas somente!); e isso não é arrogância, é apenas questão de bom senso.


redação para entrevista de emprego

1) Pense no tema com antecedência


Na grande maioria dos casos, o tema da redação será relacionado à área profissional. Quem sou eu?, Vida profissional, Objetivos, Estudos, Sobre a empresa e Formação profissional são alguns dos mais comuns. Mesmo que o tema seja livre, é importante conectá-lo à sua área de atuação. Nada de fazer aquele clássico texto “minhas férias”. Esta é sua oportunidade de projetar uma boa imagem e mostrar como pode contribuir para a empresa. Por isso, você já pode ter em mente suas experiências no mercado de trabalho, suas atividades nos empregos anteriores e sua formação, pensando em como elas contribuíram para transformá-lo no profissional que é hoje. Também é importante pesquisar sobre a empresa em que deseja atuar – além de ter informações gerais sobre a organização, procure saber qual é o tipo de ambiente cultivado por lá e que perfil de colaboradores ela procura.


2) Divida as ideias em parágrafos


Em geral, pede-se que a redação seja em formato de dissertação. Mesmo quando isso não é pedido de maneira direta, é importante que o texto tenha sempre uma estrutura clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão em parágrafos separados. Evite usar “eu” e “na minha opinião”: imagine que o texto será analisado por pessoas que não o conhecem. Por isso, o ideal é que ele seja o mais imparcial possível, sem deixar de ser persuasivo e agradável de ler.


3) Foco na comunicação


É essencial que sua mensagem seja transmitida para o leitor do texto. Então, não há necessidade de usar termos muito rebuscados. Além disso, frases longas e monótonas podem acabar prejudicando a leitura e, consequentemente, suas chances de conseguir a vaga. A melhor estratégia é usar linguagem simples e direta, de fácil entendimento. Mas não exagere: gírias e expressões muito coloquiais podem causar uma impressão de desleixo – use sempre a norma padrão da língua para não correr esse risco. Termos muito técnicos, jargões e palavras desnecessárias em inglês também podem prejudicar o entendimento da sua mensagem, por isso é melhor evitá-los.


4) A prática leva à perfeição


Desenvolver suas habilidades de escrita é questão de prática. Para isso, só treinando. Leia textos argumentativos de escritores experientes e escreva seus próprios textos para treinar. Sempre que possível, peça para que alguém com experiência na área os avalie – e, é claro, siga as dicas dessa pessoa.


5) Revise seu texto


Este é um passo essencial e que muitas vezes é negligenciado. Quando terminar de escrever sua redação, leia tudo de novo com um olhar aguçado: procure erros ortográficos, colocações verbais e nominais equivocadas ou qualquer outro fator que possa atrapalhar a transmissão da sua mensagem. Este é o momento de fazer ajustes finos e deixar tudo perfeito para a análise dos recrutadores. Com isso feito, você terá grandes chances de entregar a melhor redação possível. Boa sorte!


bottom of page