top of page

Curiosidades

Buscar

Os idiomas necessários para a carreira de diplomata



A carreira de diplomata sempre exerceu um grande fascínio a todos aqueles com o sonho de morar no exterior e representar o seu país perante outras nações, realizando acordos, negociações e estimulando um bom relacionamento internacional. Essas são algumas das muitas funções exercidas por estes servidores públicos.


Para ingressar nessa concorrida carreira, o candidato deve ter graduação universitária em qualquer área e prestar um concurso público chamado Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Os aprovados fazem um curso no Instituto Rio Branco, que é ligado ao Ministério das Relações Exteriores (também chamado de Itamaraty).


Mas você já pensou em quais os idiomas necessários para a carreira de diplomata? Uma carreira com foco em relações internacionais obviamente exige o conhecimento profundo do inglês, que é a língua universal hoje em dia (você pode ler mais sobre isso aqui). Mas apenas este idioma não é suficiente. Além das matérias de economia, história, direito e geografia, o CACD exige dos candidatos uma redação feita em português, uma outra em inglês, e questões dissertativas em francês e espanhol. Dessa forma, você precisa ter ao menos boas noções de todos esses idiomas.


O candidato aprovado no concurso estará apto a iniciar os estudos no Instituto Rio Branco, onde ele terá aulas para aprofundamento nos três idiomas mencionados anteriormente, além de escolher um quarto idioma estrangeiro entre as opções de árabe, mandarim ou russo. As aulas desses idiomas são ministradas por nativos da língua em questão e, dessa forma, ao se formar ao final do curso, o profissional terá conhecimentos em, no mínimo cinco idiomas diferentes!


Pode parecer exagero, mas um diplomata é frequentemente enviado para diferentes países e deve estar preparado para as constantes mudanças de endereço pelo mundo todo. Saber muitos idiomas é uma grande vantagem nesta carreira.


E aí? Se interessou pela profissão? Se você acha que essa carreira é para você, comece logo a estudar os idiomas estrangeiros necessários. Não se esqueça que se você precisar de alguma tradução, a Prowords tem os profissionais certos para qualquer trabalho.

Boa sorte.


bottom of page