Buscar

A literatura brasileira pelo mundo

Foi no século XIX que os primeiros livros brasileiros começaram a ser traduzidos para outros idiomas, notadamente o francês (idioma mais universal na época) e o inglês. As obras eram inicialmente publicadas no formato de folhetins, como o caso da tradução do livro “O Guarani”, de José de Alencar, publicado na França como “Les aventuriers ou le guarani”, e posteriormente como “Les fils du soleil”.


A primeira tradução de um livro brasileiro para o inglês foi feita pelo cônsul britânico Richard Burton e sua esposa, Isabel Burton, que converteram o romance “Iracema”, de José de Alencar, com o título “Iracema the Honey-lips: A Legend of Brazil”.


A partir da segunda metade do século XX, houve um crescente interesse da Europa e dos Estados Unidos pela literatura brasileira. Machado de Assis teve o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” publicado nos Estados Unidos como “Epitaph of a small winner” e Jorge Amado fez grande sucesso internacional, sendo traduzido para diversos idiomas diferentes.

Veja abaixo alguns dos escritores brasileiros mais traduzidos para outros idiomas:


Paulo Coelho

Nascido em 1947, Paulo Coelho é o escritor brasileiro mais conhecido da atualidade. Já vendeu mais de 200 milhões de livros e suas obras foram publicadas em 150 países diferentes, em 70 idiomas. Seu livro “O Alquimista” está no Livro Guinness de Recordes como o livro mais traduzido do mundo.


Jorge Amado

Antes do fenômeno Paulo Coelho, o escritor baiano Jorge Amado era o brasileiro de maior sucesso internacional. Suas obras foram publicadas em cerca de 50 países e traduzidas para 41 idiomas diferentes.


Clarice Lispector

Vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura (o maior prêmio da literatura brasileira) em duas ocasiões, a ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector fez grande sucesso internacional. Seus livros já foram publicados em cerca de 20 idiomas diferentes.


Machado de Assis

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis é considerado o maior nome da literatura brasileira em todos os tempos. Suas obras mais famosas, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, já foram traduzidas para cerca de 20 idiomas diferentes.


Milton Hatoum

O escritor, tradutor e professor amazonense Milton Hatoum é considerado um dos maiores escritores brasileiros da atualidade. Suas obras focadas na floresta amazônica já foram traduzidas e publicadas em 14 países de 12 línguas diferentes.



A ProWords é uma empresa de tradução inovadora e altamente capacitada. Utilizamos as melhores ferramentas do mercado para proporcionar um serviço textual com alto padrão linguístico. Asseguramos sigilo, qualidade, credibilidade e valor ao seu produto. Entre em contato conosco.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

A ProWords Professional Translations é uma empresa inovadora e que possui uma ótica diferenciada no que diz respeito à prestação de serviços de tradução.
Constantemente investimos em tecnologia e buscamos os melhores profissionais do mercado

COPYRIGHT © 2017 PROWORDS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Feito com ♥ pela NMAdigital