top of page

Curiosidades

Buscar

A Tradução Técnica

A tradução técnica é um dos ramos mais complexos da área da tradução. Voltado geralmente para manuais, guias, teses, bulas e documentos científicos, esse é um tipo de trabalho que exige tanto um conhecimento prévio da área envolvida quanto domínio e fluência nas línguas de origem e destino.



O mercado da tradução técnica cresceu muito no Brasil a partir da década de 1990 com a abertura do Mercosul, a política de privatizações de empresas estatais e o aumento de importações, pois tornou-se necessário traduzir com exatidão manuais para uso de produtos diversos. O acesso à internet e a globalização também tiveram grande influência no crescimento desta área, uma vez que textos de diversas especialidades passaram estar disponíveis para todos através de um clique no computador.


O trabalho do tradutor técnico é muito minucioso, pois é comum encontrarmos nos textos originais um linguajar específico de determinada área de atuação, seja medicina, engenharia, jurídica, financeira, entre outras. O uso frequente de jargões, abreviações e símbolos torna a tradução deste tipo de conteúdo bem mais complicada do que um texto literário, que permite maior variação e liberdade estilística. Além disso, o profissional precisa ter um cuidado extremo, pois a interpretação errada de alguma palavra pode acarretar consequências desastrosas (em um manual voltado para medicina, por exemplo).


O tradutor também deve levar em consideração que o público-alvo desse tipo de texto geralmente é familiarizado com as terminologias da área em questão e está em busca da informação mais precisa possível durante a leitura. Pode ocorrer de uma palavra não possuir uma tradução literal para o português, caso em que o tradutor precisará encontrar, dentro da área, algum termo similar.


Nós da ProWords buscamos sempre oferecer o melhor serviço possível nas diversas áreas da tradução técnica. Possuímos profissionais extremamente qualificados e uma visão diferenciada na tradução de documentos de literatura técnica e/ou científica, juramentada ou não, que enfocam aspectos das mais diversas áreas de especialização. Entre em contato e solicite um orçamento.

bottom of page